Não adianta se preocupar apenas com o conteúdo – ainda que ele seja essencial para o sucesso da página – se você não souber atrair e manter o interesse de quem acessa. Para que isso aconteça de forma efetiva, existem três passos que podem facilitar o processo:

1. Seja encontrado

Em primeiro lugar, seu site precisa ser achado. Essa tarefa pode não ser tão fácil quanto parece, pois o desafio de quem mantém a página é justamente fazer a ponte entre quem procura algo e esse conteúdo. Para isso, ela precisa ter uma boa relevância nos mecanismos de busca, uma vez que os sites que aparecem nas primeiras posições recebem mais cliques.

Para aumentar a indexação nos sistemas de pesquisa você pode adotar algumas estratégias de otimização do site para que ele seja melhor compreendido. É importante lembrar que nenhum “truque” pode garantir que seu website estará bem posicionado nos mecanismos de pesquisa, mas alguns cuidados podem aumentar a probabilidade de que isso aconteça.

Os algoritmos que, de fato, definem a ordem dos resultados são guardados a sete chaves pelas empresas que controlam os buscadores. O uso de tags (palavras chave), por exemplo, é muito efetivo, principalmente se elas forem aliadas a URLs claras e adequadas aos padrões da web. Você pode fazer isso através dos Slugs – termo usado para definir a criação de um endereço que crie identificação de forma mais clara e intuitiva de um conteúdo publicado na web.

Ou seja, você pode formatar o link da página para que ele apareça na barra de endereços combinando o nome do site com o título do post – ao invés do arranjo de letras e números gerado automaticamente pela página. É importante que o site deixe claras as palavras chaves que definem a temática de cada post.

O número de vezes que o vocábulo é repetido também pode facilitar para que ele seja associado a certo tema – mas cuidado ao tentar enganar os mecanismos de busca, pois eles são preparados para identificar trapaças: se você repetir a palavra muitas vezes desnecessariamente, o buscador pode perceber e, consequentemente, rebaixar o link no ranking.

2. Mantenha a qualidade e a frequência do conteúdo

A qualidade do conteúdo é o requisito básico para que a pessoa visite sua página, para que ela permaneça depois de encontrá-la em um buscador e, principalmente, para que ela retorne por conta própria depois. Manter o site sempre atualizado também se faz fundamental para perpetuar a presença do usuário: quem encontra o mesmo conteúdo na segunda ou terceira vez que entra no endereço, não costuma retornar.

3. Tenha bons contatos

Não se esqueça de que manter um relacionamento bem sucedido com outros sites da área pode ser produtivo para aumentar o seu número de acessos. Essa permuta pode culminar na troca de divulgação e usuários – dados muito valiosos quando se trata de certos nichos.

Além disso, a quantidade de links que apontam para a sua página (e a qualidade desses sites) também fazem a diferença na hora em que um site de buscas define a importância da sua página. A troca de indicações entre pessoas da área se faz bastante importante nos momentos iniciais da divulgação da página – lembre-se que de nada adianta ter uma loja muito boa, se ela estiver no décimo andar e você não avisar os seus clientes disso. Para o site, funciona o mesmo raciocínio.

Sobre o Autor
Cristiano Mendes é Gerente de Marketing e Vendas da KingHost, empresa brasileira de hosting, com mais de 200 mil sites hospedados para cerca de 55 mil clientes.